Monday, May 23, 2011

Uma opinião sobre a Observação na EBI

No passado dia 11 de Maio realizou-se uma observação astronómica e uma palestra que o professor João perdigão deu. O tema da palestra foi sobre buracos negros ou buracos exóticos.


Após a palestra (o que aconteceu cerca de quarenta minutos depois) fomos para o campo de jogos da Escola Básica de Vendas Novas nº 1, onde se realizou a observação.


Na presente observação vimos as crateras da Lua e Saturno. As observações que o clube realiza foram uma das razões porque eu vim para o clube e gosto muito de cá estar.


João Mareco, 7º A

Monday, May 16, 2011

Observação em Alcochete

No passado dia 12 de Maio, o Clube de Astronomia, tal como aconteceu no ano transacto, foi convidado para promover uma observação no pátio da EB2,3 de Alcochete.


Tal como aconteceu na noite anterior na nossa escola, a observação passou por ver o planeta Saturno, as crateras da Lua e Alcor e Mizar (binário na Constelação da Ursa Maior).


Estiveram presentes entre professores e alunos cerca de cinco dezenas de pessoas. Há a referir que a escola estava em intercábio com uma escola da Suécia o que valorizou e bastante a observação.


Não foi apresentada qualquer palestra, ao contrário do que sucedeu no ano anterior, visto a escola nessa noite ter estado com muitas outras actividades.

Sabias que...



...o vaivém espacial norte-Americano Endeavour foi hoje lançado do Cape Canaveral para a sua última missão no espaço.



Observação no Pátio da Escola

No passado dia 11 de Maio, na Escola Sede, realizou-se mais uma noite de Astronomia promovido pelos intervenientes do Clube.


A noite iniciou-se com uma palestra na Sala B11, promovida pelo professor João Perdigão, sobre Buracos Negros.


Posteriormente, fomos para o pátio da escola observar o planeta Saturno e as crateras da Lua.

Monday, May 9, 2011

Observação Astronómica (11 Maio 2011)



Realiza-se no próximo dia 11 de Maio de 2011, pelas 21.00H, na Escola Básica de Vendas Novas nº1, uma palestra sobre astronomia (Buracos Exóticos no Espaço), proferida pelo professor João Perdigão (coordenador do Clube), seguido de observação com telescópio.


Aparece e convida um amigo para se deslocar à escola contigo.

Está previsto observar as crateras da Lua e o planeta Saturno.

Esperamos bom tempo. Aparece!

Tuesday, March 1, 2011

Diâmetro do Sol: Mais uma opinião

Ontem, dia 28 de Fevereiro de 2011, no pátio da escola, medimos o diâmetro do Sol, utilizando apenas uma régua e duas cartolinas; uma com um pequeno buraco e outra com duas linhas paralelas.

A actividade não foi muito fácil, porque demorámos algum tempo a encontrar um sítio onde pudéssemos pôr o material.

Mesmo assim a aula foi muito gira e divertida, embora no princípio pensasse que era impossível medir o diâmetro do Sol apenas com duas cartolinas e uma régua…

Joana Bragança, 7º A

Determinação do diâmetro do Sol no pátio da Escola

Hoje, dia 28 de Fevereiro de 2011, o nosso professor do Clube de Astronomia sugeriu que descobríssemos o diâmetro do sol. Para esta actividade, o material utilizado foi:
- Régua;
- Uma cartolina com um furo;
- Uma cartolina com duas linhas paralelas;
Foi feito com alguma dificuldade em pôr a sombra no segundo papel
Como foi feito:
omos para o pátio da escola para ter acesso ao Sol e usámos uma régua onde colocámos no início da mesma (posição 0 cm) uma cartolina com um pequeno furo; com outra cartolina fomos vendo quando uma bolinha (luz do Sol ao passar pelo orifício da primeira carolina), tinha o tamanho da largura das duas linhas paralelas na segunda cartolina.
Medimos onde estava a cartolina (com as linhas paralelas) na régua, e depois medimos a distância das duas linhas paralelas (8 mm). Dividindo a distância da segunda cartolina (a 890mm) relativamente à primeira (a do furo) deu-nos um valor de 111.
O resultado obtido para o diâmetro do Sol foi desta forma de 1350000 km. Como é que o fizemos? Dividimos a distância a que o Sol se encontra da Terra (uma Unidade Astronómica) pelo 111.
O valor real do diâmetro do Sol é de 1392000 km.
Concluiu-se, desde modo que, o valor por nós obtido com esta técnica é bastante próximo do real.


Pedro Russo, 7º C e prof. João Perdigão